segunda-feira, 20 de março de 2017

Sistemas Operacioanais

          Um programa ou um conjunto de programas de computador, cuja função está em gerenciar os recursos do sistema, é o ele quem cuida de definir qual programa recebe atenção do processador, ele quem gerencia as memórias, e cria um sistema de arquivos, por exemplo. Tudo isso  é realizado fornecendo uma interface entre o computador e o usuário. Embora possa ser executado imediatamente após a máquina ser ligada, a maioria dos computadores pessoais de hoje o executa através de outro programa armazenado em memória não-volátil ROM chamado BIOS num processo chamado "bootstrapping", conceito em inglês usado para designar processos auto-sustentáveis, ou seja, capazes de prosseguirem sem ajuda externa. Após executar testes e iniciar os componentes da máquina (monitores, discos, etc), o BIOS procura pelo sistema operacional em alguma unidade de armazenamento, geralmente o Disco Rígido, e a partir de então, o sistema operacional "toma" o controle da máquina. O sistema operacional reveza sua execução com a de outros programas, como se estivesse vigiando, controlando e orquestrando todo o processo computacional. 

           Já a alguns anos foram introduzidos na maioria dos sistemas operacionais, o conceito de plataformas gráficas, onde os sistema de ícones orienta o usuário de forma mais visual, facilitando o uso dos computadores. A "iconificação", se tornou padrão dos sistemas operacionais, onde se procura estabelecer um link, com o que o software foi programado para fazer. Um desenho de uma folha pautada por exemplo pode ser o icone de um aplicativo de edição de textos. Um desenho de um pendrive pode ser um utilitário de gerenciamento de pendrives, etc.

          De todos os sistemas operacionais, o Windows é o mais utilizado, segundo a statcounter.com dentre as versões mais usadas está a do Windows 7 (veja gráfico). 
Resultado de imagem para sistemas operacionais mais usados 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário